9 dicas para baixar o preço dos seus transportes

O processo de pedir cotações para um serviço de transporte tem alguns truques que não são muito imediatos de perceber à partida. Aqui ficam algumas dicas que o/a podem ajudar a obter preços mais baixos para os seus transportes.

1. Coloque a mercadoria em caixas ou paletes

A forma como a mercadoria é acondicionada é um dos fatores com mais peso na determinação de um preço para o seu transporte. Colocar a mercadoria em caixas ou mesmo em paletes é uma das formas de obter cotações mais baixas para um serviço de transporte, mesmo que o peso da mercadoria e os locais de recolha e entrega se mantenham inalterados. Isto acontece pois, para as empresas de transporte, é mais fácil gerir a capacidade dos veículos sabendo à partida que as mercadorias estão acondicionadas com volumes aos quais já estão habituados.

2. Marque o serviço de transporte com antecedência

Pedir cotações para o transporte da sua mercadoria atempadamente permite que os fornecedores deste serviço façam a gestão de todas as mercadorias com rotas coincidentes. Nestes casos, o transportador irá maximizar a capacidade em uso dos veículos, otimizando, assim, os gastos inerentes à viagem. Por outro lado, a urgência do transporte pode significar a alocação de um veículo dedicado especialmente para esse serviço, pelo que os custos da viagem serão superiores. Numa situação ideal, deverá pedir cotações com, no mínimo, três dias úteis de antecedência face à data pretendida para o transporte.

3. Cumpra os prazos que definiu

Este ponto pode parecer simples, mas a verdade é que muitas vezes a mercadoria não está pronta na hora combinada com a transportadora para recolha, o que pode implicar atrasos nas entregas e consequentes penalizações por parte da empresa de transportes e/ou problemas contratuais com o cliente final. Ou seja, cumprir os prazos que definiu com a transportadora que contratou é essencial para não ter de pagar uma fatura mais pesada e para não manchar a sua imagem perante os seus clientes.

4. Forneça informação completa ao transportador

No momento da recolha, ou em alguns casos já após esse momento (ex.: centro de distribuição), o transportador irá verificar se o peso e dimensões reais da mercadoria correspondem ao serviço que foi solicitado. Caso não exista uma correspondência entre o que foi pedido e a carga em questão, o transportador pode:

a) recusar-se a fazer o transporte logo no momento de recolha, sendo de qualquer forma cobrado o serviço em parte ou na sua totalidade (dependendo da política do transportador), uma vez que a empresa de transporte já teve o custo de se deslocar até ao local de recolha;

b) aceitar a recolha da mercadoria, cobrando mais tarde uma taxa devido à não correspondência dos detalhes apresentados inicialmente.

Em ambas as situações, será cobrado um preço superior ao que foi acordado inicialmente, devido a falhas de comunicação entre ambas as partes. Para evitar taxas adicionais nos seus transportes, tente fornecer informação tão completa quanto possível ao prestador do serviço, quer relativamente à mercadoria, quer no que diz respeito aos locais de recolha e entrega (ex.: o edifício tem elevador? é necessária uma plataforma elevatória para recolher a mercadoria?).

5. Tenha atenção ao peso volumétrico da sua mercadoria

A maioria das empresas de transporte estabelece preços taxados pelo peso volumétrico, sempre que este valor seja superior ao peso real. Para perceber melhor este conceito clique aqui.

6. Racionalize as rotas das suas encomendas

Se o seu objetivo for reduzir os custos de com transportes, racionalizar todas as rotas das suas encomendas é um passo essencial a dar. Programar percursos mais inteligentes através de um sistema de gestão de tráfego de mercadorias pode ser essencial para reduzir as suas despesas com transportes. Este tipo de procedimento ajuda-o a identificar certos erros, como, por exemplo, a existência de produtos da mesma compra que estão a ser enviados separadamente.

7. Perceba quais são as rotas mais frequentes das transportadoras

Para diminuir os custos com transportes, pode tentar entender em que regiões existem grandes fluxos de entrega, encontrando empresas que atuam exclusivamente no local que, muito provavelmente, lhe vão garantir um melhor preço.

8. Escolha uma transportadora flexível.

Muitos setores de negócio têm uma procura sazonal e, por isso, não têm uma necessidade de transporte igual durante todo o ano. Também as incertezas económicas, por exemplo, fazem variar a procura por determinados produtos, fazendo com que o serviço de transporte não tenha sempre a mesma solicitação. Para estas eventualidades, deve desde logo optar por uma transportadora que seja flexível. Assim, poderá ampliar ou reduzir o número de transportes de acordo com as necessidades da sua empresa, reduzindo os custos com a logística.

9. Compare preços de vários transportadores

Uma vez que as rotas de diferentes transportadores variam conforme os serviços solicitados em determinado período, é essencial que compare preços de cada vez que precisa de fazer um transporte – pelo menos se pretende obter os preços mais baixos para cada situação. A plataforma MUB cargo serve precisamente para esse efeito, tendo já mais de 400 transportadores registados e prontos para licitar as suas mercadorias. A plataforma tem parceiros para todo o tipo de mercadorias, e já permite recolhas e entregas em toda a Europa.

Este é apenas um breve apanhado de algumas dicas que a/o ajudam a obter cotações mais baixas para os seus serviços de transporte. Para ter a certeza de que consegue um preço competitivo para o seu transporte, simule um preço na MUB cargo ou inicie um leilão entre mais de 400 transportadores!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: